top of page

O que faz um profissional de social media? Saiba como ascender na área

Graças ao desenvolvimento da internet, novos sites e redes sociais foram surgindo, se expandindo e acumulando cada vez mais usuários. Devido a isso, empresas começaram a perceber o poder que essas plataformas podem ter e procurar profissionais de social media para fazer parte de seus times.

Comumente chamados apenas de social media, esses profissionais são responsáveis por desenhar estratégias para engajar o público por meio das redes sociais. Aprenda mais sobre essa área no conteúdo que a ComSchool preparou a seguir!

O poder das redes sociais

Segundo dados do DataReportal, mais de 170 milhões de brasileiros usam redes sociais, representando quase 80% da população. Desse número, 96,4% usa o WhatsApp, 90,1% está ativo no Instagram e 88,2% tem uma conta no Facebook, tornando estas as três plataformas mais populares no país.

Na internet, as informações são distribuídas rapidamente e divulgadas com bastante facilidade. Devido a isso, além das redes sociais serem utilizadas apenas por lazer, passaram a fazer um grande sucesso entre aquelas que querem promover produtos ou serviços de forma prática.

Esse processo funciona muito bem porque, a partir do momento que a empresa faz sua divulgação e outros usuários veem, comentam ou compartilham, a visibilidade da marca começa a aumentar. Afinal, essa é uma oportunidade que não dá para perder: cada pessoa passa, em média, quatro dias no mês só nas redes sociais.

Profissionais de social media

Tudo isso pode parecer bom demais para ser verdade e, de certa forma, é. Apesar de os números das redes serem extraordinários, não basta criar uma conta e começar a postar para receber os resultados que elas podem entregar. É aí que entra o papel da gestão de mídias sociais.

Isso porque, assim como milhões de brasileiros estão conectados a essas plataformas, outras muitas empresas também estão. A competição é acirrada e conquistar um público fiel nessas plataformas é difícil. É necessário muito planejamento, investimento e dedicação.

Por isso, a profissão de social media requer muito preparo e estudo para determinar estratégias certeiras. O papel e o nível de responsabilidade, é claro, varia conforme sua experiência e seu currículo. Entenda melhor o plano de carreira da área a seguir.

Assistente de social media

Ser assistente de mídias sociais é o primeiro passo em como se tornar um social media experiente. Esse cargo tem como função criar, postar e, às vezes, impulsionar conteúdo da página. Além disso, gerar relatórios e análises de tudo o que foi feito no mês vigente pode ser funções mais avançadas da posição.

Outras possíveis responsabilidades são redigir artigos para blog, responder comentários e mensagens de clientes e acompanhar o desenvolvimento da marca nas redes sociais. Lembrando que tudo o que for feito tem que envolver um assunto relevante para a empresa.

Para se destacar em uma entrevista de emprego para o cargo, é essencial que o candidato entenda pelo menos um pouco das finalidades de cada plataforma, tenha uma boa redação e saiba exercitar a criatividade. O salário de um social media assistente é inicial, variando entre R$ 1.000 e R$ 4.140.

Analista de social media

O cargo de analista de social media pode ser dividido entre júnior, pleno e sênior, dependendo do nível de experiência do profissional. Esse profissional tem como dever planejar as estratégias de comunicação e se certificar de que elas estão sendo colocadas em prática corretamente. Isso inclui:

  1. pesquisar temas e ideias interessantes para os posts;

  2. entender a persona da marca;

  3. criar um calendário editorial com datas, horários e frequência de postagem;

  4. otimizar o perfil da página;

  5. garantir que todos os envolvidos estejam cumprindo suas tarefas e prazos;

  6. analisar e monitorar métricas;

  7. analisar a concorrência;

  8. criar estratégias para atrair os consumidores.

As qualificações necessárias para um analista de redes sociais são ter uma graduação na área de comunicação e experiência prévia. Além disso, usar as redes sociais com frequência, ter uma mente analítica e conhecer ferramentas que auxiliam no processo são diferenciais importantes. O salário varia de R$ 2.000 a R$ 7.000.

Coordenador de social media

Entre as três posições da área, a mais experiente é a de coordenador. Mas o que faz um social media com uma posição tão importante? Esse profissional tem a responsabilidade de coordenar os conteúdos produzidos para as plataformas, administrar orçamentos das campanhas, participar da elaboração das estratégias de ações e do planejamento e gestão de mídia.

Todo esse processo deve envolver Adnetworks, Social Networks, Mobile, Display, entre outros. Por ser um cargo elevado, para a pessoa consegui-lo, ela tem que ser bastante ativa nas redes, ter vasta experiência na área e conhecer as plataformas e ferramentas que serão utilizadas extensivamente.

Além disso, é muito importante que esse profissional tenha a habilidade de gerir equipes e resolver possíveis crises que venham a acontecer. O salário do cargo começa em R$ 3.000 e pode chegar a R$ 15.000.

Inicie sua carreira em social media com a ComSchool!

Se você se interessou pela carreira de social media, conheça o curso de Gerente de Mídias Sociais da ComSchool! Nele, você aprenderá a melhor forma de lidar com os clientes por meio das redes sociais, como aumentar o engajamento de sua empresa, quais as melhores ferramentas que devem ser usadas e muito mais!

Comments


bottom of page