Descubra as previsões para o mercado digital
Com o aumento da conectividade e a globalização, o crescimento de um mundo sem fronteiras demográficas, no qual as antigas definições de identidade não se aplicam mais, criam oportunidades para lojas virtuais e agências digitais.
A pesquisa The Future Broadcast fez algumas previsões sobre o futuro de alguns segmentos.
De acordo com o estudo, o futuro será marcado por novidades em setores como alimentação, bebida, beleza, varejo e tecnologia, entre outros. Os Gerentes de E-commerce e Profissionais de Marketing Digital, por sua vez, devem estar por dentro destas novidades para trazer inovações ao mercado.
Da crescente importância da inteligência artificial, ao pensamento sustentável, se você realmente quer preparar sua empresa para o futuro, confira as sete mudanças que provocarão grandes transformações.
1 – O futuro no setor de alimentação: embalagens alternativas
A busca por embalagens sustentáveis continua grande, pois há uma maior conscientização sobre seu impacto no meio ambiente. A empresa Nature & More, fornecedor holandesa de frutas e vegetais, e o supermercado sueco ICA já mostram o impacto da remoção de rótulos plásticos de vegetais com seu sistema de marcação a laser. Esta técnica usa laser para remover pigmentos da pele de produtos frescos, consumindo apenas 1% das emissões de carbono necessárias para criar uma etiqueta adesiva!
2 – O futuro das bebidas alcoólicas: envelhecimento em laboratório
Em Los Angeles, a The Lost Spirits Distillery trabalha para envelhecer o rum e o whisky sinteticamente em tempo recorde usando um reator de alta tecnologia que usa calor e luz para acelerar o processo, criando a complexidade de um licor de 20 anos em apenas seis dias. O professor David Nutt, do Imperial College London, passou a última década inventando o alcosynth, um álcool sintético que imita os efeitos positivos do álcool, negando sua toxicidade. Além deste produto, há a “Bellion’s Functional Vodka”, que é criada usando a tecnologia NTX, uma mistura de aditivos que se propõe a diminuir os efeitos nocivos do álcool no fígado.
3 – O futuro do segmento de beleza: novos princípios estéticos
Com a proximidade da Olimpíada de 2020, que será sediada no Japão, a inspiração nacional tem ganhado força em diferentes setores. Os japoneses têm desenvolvido produtos de beleza com base na estética local, como o kanso (simplicidade), shibui (beleza discreta) e seijaku (calma energizada). A Waso, nova linha de cuidados com a pele da Shiseudo, tem inspiração na tradição washoku (tradicional comida japonesa que visa utilizar apenas ingredientes naturais e considerada patrimônio nacional pela Unesco) e compreende uma série de produtos holísticos e naturais.
4 – O futuro do varejo: gastos sustentáveis
Gastar com mais consciência é uma prática que cresce cada vez mais e, neste ano, novas ferramentas digitais serão disponibilizadas no mercado para ajudar os consumidores a avaliarem a sustentabilidade de suas compras. O impulso para gastos sustentáveis está sendo pressionado por serviços financeiros, como o banco online Aspiration, que oferece uma ferramenta em seu aplicativo móvel para incentivar a gastar com consciência. A empresa analisa pontos de dados de milhares de empresas para gerar uma AIM (“Aspiration Impact Measurement”, pontuação individual de Medição de Impacto de Aspiração). Esta avaliação é baseada em quão bem a empresa trata seus funcionários, bem como seu impacto ambiental.
5 – O futuro das viagens: viajar dormindo
Viajar enquanto dormimos nos poupa tempo e nos ajuda a chegarmos menos esgotados em nossos destinos. Para o setor de viagens aéreas, o fabricante de colchões, Simba Sleep, criou um assento de alta tecnologia que monitora os níveis de conforto dos passageiros e se adapta as suas necessidades. O assento usa uma gama de recursos para garantir que os viajantes estejam bem descansados, como terapia de luz âmbar e ajuste de temperatura do assento. Já para as viagens rodoviárias, a empresa Cabin oferece beliches aos passageiros com uma alternativa confortável as viagens aéreas.
6 – O futuro da tecnologia: Inteligência Artificial
O aumento do uso da IA (Inteligência Artificial) por empresas de diversos setores exigirá uma nova forma de regular esta ferramenta. A empresa Deepmind lançou uma nova unidade, a DeepMind Ethics & Society (DMES) com funcionários internos e bolsistas externos que analisarão os impactos societários da IA e garantir que esses sistemas sejam responsabilizados e defendam os direitos humanos.
7 – O futuro da Moda: roupas na era espacial
Mesmo que a moda sempre tenha sido influenciada pela ideia das viagens espaciais, a crescente necessidade de buscar novos materiais, devido as mudanças climáticas, será uma forte tendência neste ano. A Officina Corpuscoli, da Montalti, colaborou com a consultoria de design “Our Own Skin” para criar o produto “Caskia / Growing a Mars Boot”, uma bota conceitual criada com o crescimento de esporos de fungos provenientes do suor humano. No seu coração, a exploração de materiais tem um aspecto ambiental, uma vez que esta bota “se descarta” simplesmente, torna-se nutriente e, portanto, não polui”.
Quer se manter atualizado com as inovações que estão acontecendo ao redor do mundo? Faça o curso de Gerentes de e-commerce e marketing digital.
Compartilhe este artigo em suas redes sociais!
Comments