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Os segredos do Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing? ComSchool Responde

É uma estratégia onde a empresa usa conteúdos em texto, vídeo ou imagens, para atrair novos clientes, conforme seu o perfil. Por isso, também é conhecido como Marketing de Atração. Tem como pilares o Marketing de Conteúdo, as técnicas de SEO e as Redes Sociais.

O relacionamento com o público-alvo, que neste caso é conhecido como “Persona”, é mais próximo, foi qualquer conteúdo compartilhado será com a permissão de quem recebe. Toda vez que a persona se inscrever em uma newsletter ou informar alguns poucos dados para fazer o download de um e-book será como se estivesse dizendo: “ok, gostei do que vocês produzem e quero saber mais, ser convencido e, quem sabe, tornar-me seu cliente”.

Dessa forma, seus e-mails não serão encarados como meros spams e você tem mais chances de converter suas campanhas.

Como a estratégia de Inbound Marketing é aplicada?

Há ferramentas no mercado que automatizam o controle dessa captação de clientes. Contudo, o mais importante é saber como criar uma persona, entender o Funil de Vendas e trabalhar os conteúdos certos para cada etapa.

Para criar a persona ideal é necessário realizar uma pesquisa de mercado e definir itens, como:

  1. Características – nome e idade;

  2. Perfil profissional – cargo e formação acadêmica;

  3. Vida pessoal – estado civil e hobbies;

  4. Objetivos – o que a persona pretende realizar, como ser promovido ou investir em cursos;

  5. Problemas – as “dores” que precisam ser resolvidas com a estratégia de Inbound Marketing para tornar a persona cliente da empresa.

Alguns outros itens podem fazer parte do estudo para construir uma buyer persona. Você pode saber mais, lendo o artigo 3 passos essenciais ao utilizar o Inbound Marketing.

O que são personas?

Para o Marketing, persona, ou buyer persona, é um perfil sem ficcional que simboliza o cliente que a empresa atende ou deseja atender. Dessa forma, uma estratégia pode ser criada de forma mais concreta e consegue atender melhor os anseios das personas.

Quais as etapas do Funil de Vendas no Inbound Marketing?

Imagine um funil divido em três partes. No topo dele a boca é mais larga e vai se afunilando até ficar bem estreita em sua base. Essa representação ilustra a jornada que o (futuro) cliente faz até decidir por adquirir um determinado produto ou serviço. Veja quais são as etapas e seus conteúdos:

Topo

  1. Conteúdo – artigos em blogs

  2. Resultado – Aprendizado e Descoberta

Meio

  1. Conteúdo – whitepapers, eventos, ebooks, tutoriais, webinars, lives

  2. Resultado – Consideração e Intenção

Fundo

  1. Conteúdo – páginas dedicadas ao produto ou serviço, vídeos, pesquisas de mercado e cases de sucesso.

  2. Resultado – Avaliação e Decisão

Para saber mais sobre o assunto, assista o vídeo com as explicações do professor Maurício Salvador, da ComSchool:


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