O que é Inbound Marketing? ComSchool Responde
É uma estratégia onde a empresa usa conteúdos em texto, vídeo ou imagens, para atrair novos clientes, conforme seu o perfil. Por isso, também é conhecido como Marketing de Atração. Tem como pilares o Marketing de Conteúdo, as técnicas de SEO e as Redes Sociais.
O relacionamento com o público-alvo, que neste caso é conhecido como “Persona”, é mais próximo, foi qualquer conteúdo compartilhado será com a permissão de quem recebe. Toda vez que a persona se inscrever em uma newsletter ou informar alguns poucos dados para fazer o download de um e-book será como se estivesse dizendo: “ok, gostei do que vocês produzem e quero saber mais, ser convencido e, quem sabe, tornar-me seu cliente”.
Dessa forma, seus e-mails não serão encarados como meros spams e você tem mais chances de converter suas campanhas.
Como a estratégia de Inbound Marketing é aplicada?
Há ferramentas no mercado que automatizam o controle dessa captação de clientes. Contudo, o mais importante é saber como criar uma persona, entender o Funil de Vendas e trabalhar os conteúdos certos para cada etapa.
Para criar a persona ideal é necessário realizar uma pesquisa de mercado e definir itens, como:
Características – nome e idade;
Perfil profissional – cargo e formação acadêmica;
Vida pessoal – estado civil e hobbies;
Objetivos – o que a persona pretende realizar, como ser promovido ou investir em cursos;
Problemas – as “dores” que precisam ser resolvidas com a estratégia de Inbound Marketing para tornar a persona cliente da empresa.
Alguns outros itens podem fazer parte do estudo para construir uma buyer persona. Você pode saber mais, lendo o artigo 3 passos essenciais ao utilizar o Inbound Marketing.
O que são personas?
Para o Marketing, persona, ou buyer persona, é um perfil sem ficcional que simboliza o cliente que a empresa atende ou deseja atender. Dessa forma, uma estratégia pode ser criada de forma mais concreta e consegue atender melhor os anseios das personas.
Quais as etapas do Funil de Vendas no Inbound Marketing?
Imagine um funil divido em três partes. No topo dele a boca é mais larga e vai se afunilando até ficar bem estreita em sua base. Essa representação ilustra a jornada que o (futuro) cliente faz até decidir por adquirir um determinado produto ou serviço. Veja quais são as etapas e seus conteúdos:
Topo
Conteúdo – artigos em blogs
Resultado – Aprendizado e Descoberta
Meio
Conteúdo – whitepapers, eventos, ebooks, tutoriais, webinars, lives
Resultado – Consideração e Intenção
Fundo
Conteúdo – páginas dedicadas ao produto ou serviço, vídeos, pesquisas de mercado e cases de sucesso.
Resultado – Avaliação e Decisão
Para saber mais sobre o assunto, assista o vídeo com as explicações do professor Maurício Salvador, da ComSchool:
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