Para traçar o perfil do profissional de Negócios Digitais, entrevistamos o Co-fundador e responsável pela Direção de Negócios da Chiclé Digital, Kleber Liberato.
A Agência Chiclé Digital tem como objetivo oferecer soluções definitivas para o público PME (pequenos e médios empreendedores).
A crise nacional torna-se uma oportunidade ou uma ameaça para crescimento do marketing digital?
Depende. Como nós trabalhamos diretamente com o público PME, que ainda possui poucos recursos de investimentos iniciais, a crise pode ser assustadora para eles. Pegando diretamente como exemplo o mercado de E-Commerce, os motivos principais que acompanhei são: falta de conhecimento destes lojistas referente a realidade do mercado e necessidade de se investir para ter resultados; não ter pensado antes em profissionalizar suas lojas virtuais; subestimar concorrentes maiores, etc. Entretanto, para lojistas mais maduros, a crise não se torna uma ameaça. Acompanhei o crescimento de lojistas durante a crise. A diferença, portanto, está no lojista que aproveita o retrocesso de algumas lojas e coloca mais combustível em suas estratégias, enquanto as outras que se encolhem ainda mais e passam a culpar a tudo e a todos pelo seu fracasso.
Os pequenos e médios empreendedores estão cada vez mais adeptos ao uso do Marketing digital ou ainda há o receio com relação ao investimento nessa área?
O Marketing Digital tornou-se mais do que obrigatório. Não há como pensar em uma estratégia de crescimento e de visibilidade de marca fora dessa área. O Marketing Digital é mais do que um complemento, é a estratégia-chave e prioritária a se seguir, porém sempre deve vir junto agregada com a experiência de compra, atendimento, pós-venda, diferenciais, entre outros.
Como é possível se destacar em meio a tanta concorrência no mundo virtual?
Hoje, o que mais tem funcionado é atacar nichos específicos para conseguir ter uma oportunidade de se iniciar. Não dá para ganhar do grande varejista e das grandes empresas. É recomendado que o novo empreendedor invista em oportunidades ainda pouco exploradas, e procurar ser o mais perfeccionista possível. Com o tempo e amadurecimento, torna-se mais viável a criação de novos produtos e serviços, de acordo com a experiência adquirida com os feedbacks dos clientes. O grande segredo é nunca ficar parado, mesmo que já tenha conseguido se estabelecer em algum mercado. Continue seguindo em frente, pensando em novas possibilidades e ampliações, e, mais importante, estude e se profissionalize, sempre! Não caia na ilusão de que vai ficar rico da noite para o dia, e sem precisar investir e estudar.
A agência explora um nicho que não possui muito incentivo, mas é de extrema importância para a base do mercado digital. Quais as estratégias utilizadas para incentivar os PMEs a ingressarem nos negócios virtuais e marcarem ainda mais presença online?
Realmente o desafio de atender bem a este nicho é muito alto. A estratégia que tem funcionado até o momento consiste em pensar como eles, entender as suas necessidades e prioridades, e procurar trazer estratégias que funcionaram bem com as grandes lojas virtuais, transformando em serviços para o PME. Também é necessário investir muito em conteúdo e educação para este perfil, pois infelizmente aparecem muitos novos empreendendores hoje em dia que pensam que vão ter sucesso da noite para o dia, sem precisar investir e sem precisar estudar ou ir para a faculdade. Está sendo gerada uma grande massa de novos empreendedores que seguem o mesmo caminho. Saem de um padrão, e estão entrando em outro. O pequeno empreendedor precisa ser realista a todo o instante com a sua situação de investimento, e com o mercado em que atua. O que sempre recomendamos é investir da maneira correta, passo após passo, sem pular nenhuma etapa importante de seus projetos.
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Kleber Liberato é Co-fundador e responsável pela Direção de Negócios da Chiclé Digital, uma agência digital que tem como objetivo oferecer soluções definitivas para o público PME.
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