O Brasil já é o segundo maior consumidor de vídeos no YouTube do mundo. Para entender um pouco mais sobre o consumo de vídeos no YouTube, a coordenadora e pesquisadora da área de tecnologias e família do ESPM Média Lab, Luciana Corrêa apresentou a pesquisa “Mapeamento do Comportamento Infantil no YouTube”, realizado com crianças de 2 a 12 anos, entre 2005 e 2015.
Estima-se que este tipo de conteúdo totalize 20 bilhões de views, e que, entre os 100 canais mais de maior audiência no YouTube, 36 abordem conteúdo relacionado ou consumido por crianças de 0 a 12 anos, sendo 39 deles relacionados aos games/Minecraft.
Dados da pesquisa
Os respondentes da pesquisa são predominantemente paulistas (74,1%), e de classes sociais altas (25,2% ganham mais de 15 salários mínimos).
Já o celular é o principal dispositivo usado pelas crianças ao se conectarem à internet. Veja lista completa de dispositivos usados:
O uso das redes sociais também é outro dado interessante sobre consumo infantil. De acordo com a pesquisa crianças de 11 a 12 anos tendem a usar intensamente essas redes:
Veja o resultado completo da pesquisa aqui.