Você sabe o que é planejamento de Marketing Digital integrado?
Não é novidade que o marketing digital adquiriu um posto de grande importância para toda empresa que comercializa um produto ou serviço para seus clientes. Com a transformação digital vivida nas últimas décadas, a troca de informação, a concorrência e consequentemente a exigência de ambos os lados, aumentou de forma considerada, fazendo com que novas estratégias sejam elaboradas, e acentuando a importância da experiência do cliente no resultado final do sucesso de um negócio.
O conceito de marketing digital integrado está basicamente associado a sincronização de departamentos de uma empresa, com o objetivo de oferecer aos consumidores um serviço de excelência, atendendo à todas as demandas de maneira satisfatória para criar um vínculo com quem está do outro lado. A intenção é justamente a praticidade, com diferentes setores alinhados, evitando que seja necessário entrar em contato com mais de um canal de comunicação para resolver determinado problema.
Um exemplo básico para melhor entendimento: Você realiza a compra de um produto em um e-commerce, que chega com defeito; entra em contato com a loja pelo telefone e fornece os dados solicitados (que provavelmente são os mesmos já cadastrados na hora da compra). O atendente pede então, que você contate a empresa por e-mail solicitando a devolução. A resposta chega pelo mesmo e-mail informando que para liberar o código de postagem é preciso enviar seus dados(novamente). Um processo um tanto quanto burocrático e desagradável, fato. Entra aí o diferencial de um planejamento de marketing digital integrado, que otimiza toda essa jornada em apenas um canal de comunicação, associando os dados cadastrados já no primeiro contato.
A importância de uma estratégia de Marketing Digital integrada
Um planejamento de marketing digital integrado agrega um valor maior a marca, tendo em vista que a impressão de uma postura organizada e devidamente integrada entre logística, produtos, serviços, departamentos e vendas, causa um impacto positivo para quem busca fidelidade, o que comprovadamente ajuda a atrair e reter os clientes.
Investir em uma estratégia de Marketing Digital integrada, quando executada de forma correta, faz com que os próprios consumidores executem uma ação de marketing no popular boa a boca, tornado-os porta-vozes voluntários na busca por atração de novos fregueses.
Para quem deseja começar uma planejamento de marketing digital integrado do zero, é preciso se atentar a alguns passos básicos para alcançar os resultados esperados:
Meta de vendas – Estabelecer uma união entre o comercial e o setor de marketing, para alinhar as expectativas baseadas nas campanhas e objetivos do departamento de vendas.
Definição de verba – Definir o orçamento disponível para tais ações durante o período previamente planejado, contando com custos como anúncios,canais de divulgação e produção.
Compartilhamento de dados – Com toda uma equipe trabalhando em conjunto, quanto mais informação propagada melhores serão os resultados apresentados. A definição e o conhecimento do público-alvo são importantes para todos os departamentos envolvidos na ação.
Canais definidos – Nem todas as redes sociais, por exemplo possuem a mesma característica de público e interesse. Estipular os canais de comunicação que a campanha estará presente, é um passo valioso para evitar posts pouco engajados.
Confira mais conteúdos relacionados a E-commerce, Marketing Digital, Redes Sociais e Comportamento Empresarial em nosso blog.
Não deixe de checar também os cursos de Marketing Digital da ComSchool e saia da aula com um certificado profissional reconhecido pela Abcomm.