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Quer se tornar um community manager? Entenda essa profissão em ascensão

Hoje em dia, estar nas redes sociais é quase uma regra para qualquer negócio, especialmente aqueles que trabalham na modalidade B2C. No entanto, não basta ter uma conta nas plataformas mais populares. É preciso ter profissionais equipados para administrá-las corretamente, como faz o community manager.

Cada vez mais requisitada pelas empresas, essa profissão recebe um grande destaque na área de marketing. Entenda o que faz um community manager e como você pode ascender na profissão com o conteúdo a seguir do blog da ComSchool!

O que é um community manager?

Em tradução literal, o título da profissão é “gerente de comunidades”. Apesar de parecer um pouco vaga, essa descrição é perfeita para a missão da posição, que é cuidar das plataformas sociais de uma empresa, em que ela faz o contato principal com clientes e leads.

No entanto, esse trabalho é diferente de um social media ou um analista de redes sociais. O gerente tem responsabilidades um pouco maiores e que se estendem mais para áreas como atendimento ao cliente e se expandem no próprio marketing.

Dessa forma, a função desse profissional é muito mais estratégica, baseando-se tanto em dados quanto em ideias mais abstratas. Isso não significa, é claro, que os artifícios de um community manager surgem do nada: é preciso estar muito equipado e ter muito conhecimento para conseguir fazer projeções certeiras.

Segundo informações do Glassdoor, a média salarial de um profissional da área é de R$3.955 ao mês, com grande variação de uma posição para outra. A experiência no mercado de trabalho também influencia bastante, pois cargos de mais confiança tendem a ter um bom acréscimo na média salarial.

Funções principais da profissão

Em uma equipe de redes sociais, é ideal que o community manager trabalhe ao lado de outros profissionais para criar o melhor fluxo possível. A seguir, veja quais são as funções que alguém que ocupa esse cargo exerce na equipe.

Brand voice

A brand voice é uma das principais responsabilidades de um community manager. Ela é a forma como a marca se expressa nas redes e até em outras plataformas. Isso significa determinar todo o tom de voz da marca até os mínimos detalhes.

Brand persona

Como uma extensão do tópico anterior, a brand persona é a personificação da brand voice. Dessa maneira, é criado um personagem pelo qual a marca se expressa. Com ele, os clientes se comunicam nas publicações da marca.

Estratégia de publicação

Também é função do gerente garantir que as publicações recebam o melhor engajamento possível. Isso é feito por meio de um bom calendário editorial, em que há os dias e os horários das postagens, o conteúdo a ser publicado e o tipo de mídia a ser utilizado, além do briefing.

Monitoramento de resultados

É importante garantir que as estratégias aplicadas estão gerando resultados satisfatórios. Por isso, é função do community manager utilizar as ferramentas necessárias para entender como o público está recebendo os conteúdos, além de usar esses dados para traçar planos ainda mais vantajosos.

Análise da concorrência

Além de monitorar resultados dos projetos da própria empresa, um profissional da área é responsável por entender como as marcas concorrentes estão se saindo. Acompanhar a concorrência é muito importante para criar estratégias alinhadas com o que é buscado pelo público.

Gerenciamento de crises

Quando se trabalha com o público, é natural que crises, pequenas ou grandes, apareçam no caminho. Nesses momentos, é fundamental que todos os profissionais da área trabalhem juntos para dominar a situação, mas o community manager tem um forte protagonismo por conta do pensamento estratégico.

O que é preciso para ser um community manager?

Se você está pensando em se tornar um community manager, existem vários conhecimentos e habilidades para desenvolver. Não se preocupe: você não precisa ter todas de uma vez. Escolha algumas para começar e vá adquirindo mais conhecimento conforme alavanca na carreira:

  1. conhecimento geral de redes sociais;

  2. ferramentas de campanhas digitais;

  3. gestão de projetos;

  4. liderança de equipes;

  5. domínio do marketing 4.0;

  6. desenvolvimento de personas (buyer e brand);

  7. ciclo A.I.D.A;

  8. monitoramento e análise de resultados;

  9. presença de marca;

  10. planejamento de crise.

Além disso, há os conhecimentos específicos de cada segmento que você pode trabalhar. Por isso, nunca esqueça de manter contato com as equipes que você atua e engajar em palestras e discussões para se conectar o máximo possível com o meio.

Outro ponto fundamental é que os profissionais da área estejam sempre atualizados conforme as mudanças culturais e profissionais acontecem. Não é possível ser um bom community manager sem estar antenado e atualizado, por isso tenha sempre essa prioridade em mente.

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