Hoje, quando falamos em redes sociais, quais os primeiros nomes que vem à cabeça? Provavelmente a resposta seja Facebook, Instagram e Twitter. De fato, esses três gigantes do relacionamento online têm muitos atrativos e não é à toa que estão no coração dos social media. Porém, ainda temos outras redes sociais interessantes a serem exploradas. E, conforme o ranking recente, as mídias que eram consideradas alternativas a Facebook, Twitter e Intagram, na verdade, estão próximas de assumir a preferência do usuário.
É o caso do Google+ e do Pinterest, que crescem a cada dia. Além desses dois, ainda temos o Vimeo, que recentemente repaginou seu aplicativo para smartphone, a fim de se tornar mais compartilhável. A verdade é que, com o boom do Facebook, as demais redes sociais segmentaram os usuários por interesse. De acordo com a IGP Media Lab, as pessoas diferenciam as plataformas pela finalidade de cada uma. Portanto, para se conectar com tipos diferentes de pessoas e marcas, os usuários usam diferentes plataformas sociais.
O Pinterest é a rede favorita dos internautas quando os assuntos são casa e decoração, moda e beleza, alimentação e lazer. Nele, cada usuário tem um quadro de avisos virtual, onde pode criar, gerenciar e compartilhar coleções de imagens relacionadas a determinados tópicos. O Pinterest tem o objetivo de ligar todo mundo através das ‘coisas’ que acham interessantes.
O Vimeo surgiu como uma ferramenta para upload e compartilhamento de vídeos. Diferentemente do Youtube, o Vimeo se caracteriza pelo incentivo ao conteúdo audiovisual de qualidade elevada. Por esse motivo, o site é especialmente popular entre os apaixonado por cinema. O Vimeo é muito utilizado por marcas em campanhas restritas ou mais sofisticadas. A rede também permite que o usuário crie seu canal de vídeos, o que pode ser uma oportunidade para as empresas que buscam se comunicar com material audiovisual.
O Google+ é a mídia social mais completa até então. Ele está integrado a todos os serviços do Google, portanto não se limita à página, estando presente no Blogger, no Youtube e no próprio buscador. Para as marcas, isso é extremamente importante. Sua grande vantagem é o Hangouts, que permite ao usuário fazer videoconferências com seus amigos. Muitas empresas já o utilizam para divulgar produtos ou serviços em tempo real para os consumidores. É possível fazer uma aula, dar uma palestra e interagir de variadas formas com o público conectado no Google+. Se os usuários escolhem canais diferentes para assuntos distintos, certamente as marcas devem estar atentas às mídias sociais que mais se adequam ao seu negócio. Mas, vale lembrar que quem está em uma rede, normalmente, está em outras. É muito comum que as pessoas tenham até quatro perfis ativos em redes diferentes. Portanto, o público nunca estará concentrado em apenas uma plataforma. O importante é identificar os locais preferidos do consumidor na internet e investir na criação de conteúdo para as mídias certas.
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