Tecnologia e Logística ajudam o e-commerce a ser bem-sucedido
Empresas de e-commerce de qualquer tamanho precisam controlar seus processos, números de pedidos, fluxos de entrega e outras tantas atividades importantes para criar uma boa experiência do cliente e otimizar a logística para seu e-commerce.
Em um cenário no qual o próprio e-commerce realiza a logística para seu e-commerce, ao invés de terceirizar, para garantir que os produtos adquiridos por seus clientes sejam recebidos dentro do prazo (ou até antes), adotar o uso de sistemas é a melhor decisão do gerente de e-commerce.
A automatização de rotinas moderniza as operações e aumenta o controle das tarefas. Além disso, as chances de erros são eliminadas, assim como a necessidade de retrabalhar. O aumento da produtividade e da agilidade na execução das tarefas são outros ganhos.
Somam-se a estas vantagens a redução dos custos e o suporte a tomada de decisão. Mas, que sistemas cheios de mil e uma utilidades são esses? Continue conosco e conheça os melhores softwares que podem ser utilizados na logística para seu e-commerce.
Gerencie seu estoque no armazém
Não importa o tamanho da empresa, pois gerenciar o estoque é evita o extravio ou perda dos produtos, garantir sua entrega e prever o que precisará ser reposto.
É fundamental que a loja virtual construa uma estrutura adequada que garanta a qualidade em todas as etapas para atender às expectativas dos compradores de forma mais satisfatória e oferecendo uma experiência positivamente memorável.
Por isso, gerenciar o estoque é importante para que não falte nenhum produto adquirido na loja. Caso a empresa mantenha uma operação própria, escolher o melhor sistema que gerencie o estoque proporcionará o melhor gerenciamento do estoque.
O sistema utilizado para gerenciar o estoque é o WMS (“Warehouse Management System”, Sistema de Gerenciamento de Estoque).
Esta ferramenta controla toda a rotina do estoque, o recebimento dos itens (matéria-prima ou produto finalizado), armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição e inventário, entre outros.
Roteirize as entregas para melhor logística para seu e-commerce
Nas áreas de distribuição e transporte, a loja virtual pode utilizar mais de um sistema em conjunto. Para criar a melhor rota de entrega, podemos utilizar um sistema de roteirização.
Com ele é possível fazer o planejamento diário da distribuição das mercadorias, calculando a quilometragem e programando os veículos conforme as entregas e utilizar as rotas mais otimizadas. O objetivo deste programa é reduzir custos e controlar a operação de transporte.
Além disso, hoje em dia, muitos deles oferecem uma versão em aplicativo para smartphone, o que ajuda na comunicação com a pessoa responsável pelas entregas.
Com esse recurso, ele pode atualizar o sistema em tempo real informando que já efetuou a entrega ou não encontrou ninguém no endereço informado.
Outra tecnologia que é utilizada na programação dos sistemas de roteirização é a IA (Inteligência Artificial) e Learning Machine.
Dessa forma, o programa aprende durante as entregas quais pontos de uma cidade deve evitar para realizar as entregas em menos tempo e consumindo menos combustível.
Controle o transporte
Com o TMS (“Transportation Management System”, Sistema de Gerenciamento de Transporte) você pode escolher as transportadoras, acompanhar o transporte em tempo real, liberar pagamentos, entre outras importantes funcionalidades de forma integrada.
Geralmente, o sistema pode ser personalizado conforme as necessidades da empresa, pois é desenvolvido em módulos. Isso possibilita a contração apenas do que atenderá as necessidades reais de logistíca para e-commerce.
Caso sua loja virtual escolha terceirizar a entrega dos produtos, a solução também pode ajudar a encontrar o melhor frete e, assim, escolher a transportadora com o menor custo. Ou seja, o controle é total e o e-commerce pode se concentrar nas estratégias e expandir seu alcance.
Você gostou deste artigo? Saiba mais sobre o uso de tecnologia no e-commerce! Faça sua matrícula no curso online de logística para e-commerce.
Comments