A transição de carreira pode acontecer quando determinada profissão deixa de existir, a idade começa a limitar as oportunidades, o profissional está estressado e insatisfeito com o trabalho atual ou quando o esse amarga um longo período desempregado.
O que é a transição de carreira?
De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no último trimestre de 2022, a taxa de desocupação é de 8,7%, o que representa 9,5 milhões de desempregados, sendo um fator importante para despertar a mudança de carreira.
Porém, o que é transição de carreira? A partir desses dados, pode-se considerar que a situação é motivadora no sentido de transformar a vida profissional. A transição de carreira exige um processo bem estruturado para caminhar seguramente neste momento de mudanças.
As opções devem ser variadas, e o profissional precisa de muito apoio de sua família, além de planejamento financeiro. Uma excelente forma de transformar a carreira é tornar-se empreendedor na área de e-commerce. Confira as vantagens de criar uma loja virtual e saiba como fazer a transição de carreira.
Tenha seu próprio negócio
A principal vantagem de mudar de área profissional e ter seu próprio negócio é a independência, pois você conduzirá sua empresa da forma que achar melhor, assumindo total responsabilidade. Outros benefícios são:
tempo – você define seus horários e pode adequá-los aos seus negócios. Entretanto, precisa tomar cuidado com o período que dedica ao seu trabalho, pois empreendedores podem viver uma rotina mais complexas que trabalhadores convencionais;
equipe – você estrutura a sua equipe ideal, com pessoas que julga eficientes e engajadas. Como você será responsável pelas contratações, o ideal é escolher apenas aquelas que contribuam para o crescimento da empresa;
controle – você trabalha com o que gosta e tem total controle da estrutura de seu empreendimento. Na prática, é você quem gere o seu sucesso;
desenvolvimento – o crescimento é constante, pois você é sempre desafiado a não desistir do seu negócio.
Abrir uma loja virtual e ter o próprio negócio é uma ótima forma de concretizar anseios e vontades relacionados ao empreendedorismo, mas sem esquecer das responsabilidades.
Transforme sua carreira criando uma loja virtual
Uma das melhores e mais simples opções para quem está transformando o currículo para transição de carreira é abrir um negócio na Internet, como uma loja virtual. Há inúmeros nichos disponíveis para o empreendedor explorar, como o comércio de livros, produtos artesanais, materiais de escritório, entre outros.
Segundo a consultoria Ebit, em seu relatório Webshoppers de 2022, o e-commerce faturou 118,6 bilhões de reais. Esse número comprova como este pode ser um segmento interessante para quem está em processo de transição de carreira e pretende criar sua empresa.
Como criar uma loja virtual?
Criar uma loja virtual tem como incentivo principal o baixo custo, pois você pode começar a empresa na sua própria casa, já que não precisa alugar um espaço (inicialmente), sendo possível vender para qualquer parte do mundo. Para criar sua empresa de e-commerce, basta seguir alguns passos. Confira:
Planejamento
Você precisa arquitetar seu projeto de negócio considerando os problemas e as demandas dos seus futuros clientes, analisar seus concorrentes, definir o posicionamento da sua loja e prever os riscos.
Contabilidade
Procure uma empresa especializada para ajudá-lo a gerenciar a contabilidade, pois é extremamente importante fazer a classificação fiscal para evitar o não pagamento de impostos (ICMS ou ISS, por exemplo).
Plataforma
Conforme o seu público-alvo, você deve escolher uma plataforma com código aberto ou com o código proprietário da fornecedora do sistema, por exemplo. Além disso, você pode optar por hospedar a infraestrutura da loja virtual em um datacenter ou em sua própria sede (in house).
Conteúdo
Tanto a descrição dos produtos no site da loja virtual quanto o material de divulgação da empresa precisam de dedicação redobrada e a criação de conteúdo voltada para a experiência do usuário.
Fraude
É necessário ter muito cuidado, para transmitir segurança aos clientes e fidelizá-los. Ainda, a loja precisa estar preparada contra ataques de hackers e outros tipos de invasões.
Marketing
É importante investir na divulgação do seu negócio por meio de campanhas de marketing digital e outras técnicas para que, cada vez mais, novos clientes encontrem sua loja e adquiram seus produtos.
Backoffice
Mantenha sistemas de retaguarda para que seu e-commerce permaneça funcionando. Para isso, adote um ERP, que pode ser integrado a bancos e a sistemas fiscais e logísticos, por exemplo.
Jurídico
É essencial ter conhecimentos sobre as regras de devoluções e trocas, por exemplo. Além disso, o site da loja virtual deve ter algumas especificações sobre os produtos, deve incluir o contrato de compras, identificar corretamente o fornecedor, entre outras informações que só um bom embasamento jurídico oferece.
Logística
Como entregar um produto sem preocupar-se com a parte física do negócio? A logística no e-commerce é ainda mais importante, pois assegura a entrega dos pedidos com integridade e dentro do prazo, com foco na redução de custos.
Equipe
Para manter toda a infraestrutura da loja virtual, assim que possível, o empreendedor deve investir em um time de colaboradores especializados nas áreas necessárias para manter o negócio funcionando.
Gostou de aprender sobre como fazer a transição de carreira de forma eficaz?
Com essas dicas, você poderá transformar sua vida ao transitar de uma carreira convencional para o empreendedorismo no segmento de e-commerce e desenvolver o seu negócio de forma adequada.
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