As lojas online são conhecidas pelos pequenos preços e pela praticidade da compra, que hoje atraem muitos clientes. Mas será que para os lojistas vale a pena apostar em preços baixos?
Muitas vezes o preço de um produto é definido pelo mercado e a loja tem um retorno menor do que o desejado. Para calcular preços, é importante levar em conta os gastos gerados com as questões operacionais do produto. Por este motivo, queremos falar um pouco sobre o markup, um aliado do cálculo de ganhos e da formação de preços.
O Markup é um método de precificação baseado nos custos e no lucro desejado. Este método consiste na adição de um multiplicador ao custo da mercadoria considerando os custos da operação.
Envolve basicamente:
Dica: O markup é um ótimo método no processo de facilitar a negociação entre vendedores e consumidores. Isso porque o markup possibilita saber qual o preço mais baixo que pode ser oferecido.
Aprenda o cálculo:
Fórmula
100/[100-(DV+DF+MLP)]
Em que:
100 – Representa o preço unitário de venda em porcentagem
DV – São as despesas variáveis
DF – São as despesas fixas
MLP – É a margem de lucro pretendida pela empresa
Veja o exemplo:
Considere um produto adquirido pelo valor de R$85, e as despesas pelos seguintes valores:
DV: 13%, DF: 8%, LP: 14%
Aplicando na fórmula:
Markup: 100 / [100 – (DV + DF + MLP)]
Markup: 100 / [100 – (13 + 8 + 14)]
Markup: 100 / [100 – 35]
Markup: 100 / 65
Markup: 1,538
Agora é só pegarmos esse resultado e multiplicarmos pelo custo do produto adquirido:
Preço de venda: 85 x 1,538 = 130,73
Ou seja, considerando os custos, as despesas e o lucro pretendido, o preço ideal é de R$ 130,73. Se for abaixo deste preço, o lucro será menor que 14%.
Agora que você aprendeu o que é markup, pode utilizar esse método no seu e-commerce. E que tal conferir algumas dicas para melhorar a gestão da sua loja online? Leia mais.
Quer aprender mais sobre o assunto, se especializar e ainda entrar para o hall dos profissionais certificados? Conheça o Curso de Marketing Digital de Alta Performance, da ComSchool.
E você, já utilizou o método markup? Deixe seu comentário!
Comments