Uma opção para quem deseja começar a vender na internet, mas sem ter gastos com plataformas, é utilizar o WordPress Ecommerce. Sim, o site mundialmente conhecido para a criação de blogs e sites também conta com funções para vendas no digital.
Em um bom curso de WordPress, por exemplo, além de entender as estratégias para blogs e configurações necessárias, você aprende como utilizar essa plataforma como loja virtual. Mas ela é recomendada para todos os tipos de ecommerce?
Nesse texto vamos explicar as vantagens e desvantagens do WordPress Ecommerce e como você pode começar a vender online por essa ferramenta.
Vantagens do WordPress Ecommerce
Há alguns benefícios para contar com os recursos do WordPress Ecommerce, principalmente se você estiver começando um negócio. Um deles, é o custo benefício. Por conta do valor da ferramenta e suas funcionalidades, contratar o WordPress pode ser mais em conta do que uma plataforma para lojas virtuais, por exemplo, pois o investimento é apenas com os serviços de desenvolvimento do e-commerce.
Além disso, a facilidade de migração do WordPress Ecommerce para outra plataforma que tenha mais funcionalidades, por exemplo, também é uma das vantagens para quem deseja contar com uma loja virtual por essa ferramenta.
Desvantagens do WordPress Ecommerce
Agora, há alguns aspectos que você deve considerar antes de implantar o e-commerce em sua loja virtual. Um deles é o conhecimento técnico, que embora você não necessite ser um especialista instalar o WordPress Ecommerce, certamente você precisará desse apoio para a manutenção de seu negócio digital.
Outro ponto para analisar é a velocidade de carregamento nesta plataforma. Ao instalar o WordPress Ecommerce e outros plugins, junto ao tema, é provável que o carregamento da página seja afetado. Com isso, além de sofrer punições do Google para o ranqueamento, também impactará diretamente na experiência e na conversão de seu potencial cliente.
Quer entender como sua loja virtual pode ser afetada pelo algoritmo do Google? Conheça mais detalhes sobre a Page Experience: a mudança de SEO.
Mas afinal, vale a pena ter um WordPress Ecommerce?
Embora contar com uma loja virtual feita no WordPress pareça uma boa opção para quem está começando um negócio, ela pode se tornar uma dor de cabeça conforme as vendas começarem a crescer.
Vamos supor, por exemplo, que você queira vender roupas e acessórios, abrindo um ecommerce para moda. No começo, enquanto você tem apenas algumas peças, não sentirá tanto o impacto. Entretanto, seu negócio cresceu e conta com dezenas, ou até mesmo centenas de produtos, o que afetará diretamente seu wordpress ecommerce. As páginas ficaram mais lentas e fará com que seus clientes procurem por outras lojas virtuais.
Portanto, por mais que seu projeto esteja no começo e você não tenha muitos recursos para investimentos, é importante ter uma visão de médio e longo prazo, que certamente fará a diferença para alavancar seus resultados.
Há plataformas no mercado que já oferecem uma versão gratuita para quem pretende criar uma loja virtual. Com a limitação na quantidade de produtos ou visitas para esse tipo de plano, elas buscam ajudar que está começando um negócio digital.
Agora que você entendeu as vantagens e desvantagens do wordpress ecommerce, você já tem mais informações para vender na internet. E para acelerar essa etapa, conheça o Curso de Como Montar Loja Virtual, onde você aprenderá em aulas práticas os passos para iniciar seu projeto. Entenda como colocar seu ecommerce no ar em poucos dias e com baixo investimento, tirando suas dúvidas em tempo real com especialistas de mercado.