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Como organizar um grupo de vendas no WhatsApp? Conheça algumas dicas

Atualizado: 21 de fev.

Encontrar a melhor estratégia de vendas é um grande desafio para empreendedores. Isso porque muitos não sabem que há diversas plataformas e redes sociais que podem auxiliar nesse processo, como um grupo de vendas no WhatsApp. Mas como fazer a administração?


Além de ser o comunicador de mensagens mais conhecido no país, o WhatsApp passou a ser utilizado como ferramenta para vendas por muitas pessoas que desejam obter uma renda extra. Para outros negócios, é possível utilizar grupos e obter leads mais qualificados.


Para te ajudar a compreender como um grupo de vendas no WhatsApp pode ser benéfico para o gerenciamento das vendas, a ComSchool preparou este artigo exclusivo. Dessa forma, você fica por dentro das principais práticas para impulsionar as vendas do seu negócio.





O que é um grupo de vendas?


Assim como os grupos de conversa no WhatsApp, os grupos de vendas nada mais são do que comunidades criadas para a divulgação de produtos e serviços de um e-commerce ou empresa. É uma forma de concentrar uma base de clientes em um determinado círculo para emitir comunicados, ofertas, novos produtos etc.


As pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais, e criar um grupo de WhatsApp para vendas é uma forma de proporcionar ainda mais praticidade no dia a dia.


Além de estabelecer proximidade na comunicação com o cliente, é possível implementar práticas para garantir a exclusividade de ofertas.


A administração de um grupo é feita de forma muito fácil. É importante que o envio de mensagens e o compartilhamento de produtos seja autorizado apenas pelos administradores do grupo de vendas. Assim, você reduz a possibilidade de emissão de ruídos na comunicação e torna a linguagem mais padronizada.


Entretanto, deve-se lembrar que os grupos criados na plataforma do WhatsApp apresentam algumas limitações quanto à quantidade de integrantes. Portanto, a depender do volume de clientes que a sua empresa atende, pode ser necessário criar diversos grupos e administrá-los simultaneamente.


Qualquer empresa pode ter um grupo?


Como citado anteriormente, a necessidade da criação de um grupo de vendas no WhatsApp depende do número de clientes. Por isso, é importante implementar estratégias para incluir o máximo de clientes possíveis ou priorizar os mais fiéis.


Para as empresas menores, que têm uma base reduzida de clientes, criar um canal de comunicação como esse pode ser altamente benéfico. Isso porque, além de emitir ofertas e informações de forma instantânea, é uma maneira de estabelecer proximidade, o que pode ser um fator decisivo para a fidelização.


Práticas para implementar no grupo de vendas


Além de tornar o perfil para atuar na categoria WhatsApp Business, voltado para as pequenas empresas, é importante lembrar que os grupos devem ter algumas regras. E estas podem variar de acordo com as necessidades de cada negócio e do comportamento dos clientes.


Estabeleça regras


Independentemente das regras estabelecidas previamente para o funcionamento do grupo, é importante deixar claro para o público-alvo do negócio quais são elas. Assim, além de evitar os ruídos, as pessoas que ingressarem nessa comunidade já estarão a par das normas a serem seguidas.


Assim, caso o grupo de vendas no WhatsApp seja livre para a comunicação entre a empresa e seus clientes, estabeleça um limite de mensagens enviadas ou peça para que dúvidas e sugestões sejam encaminhadas diretamente ao administrador. Também é possível criar um grupo voltado apenas para o esclarecimento das dúvidas dos clientes.


Ofereça conteúdos exclusivos


Para oferecer um diferencial para aqueles que participam dos grupos de vendas on-line, é possível criar ofertas e promoções exclusivas. Essa é uma forma de manter os clientes ativos no grupo e sempre preparados para receber novidades em primeira mão.


Além disso, por meio de conteúdos exclusivos, muitas pessoas passarão a querer fazer parte dos grupos, o que se torna um ótimo diferencial para o crescimento da base de clientes da sua loja. Ao vender pelo WhatsApp, disponibilize cupons e outras regalias, pois fazem total diferença na jornada de compra dos usuários.


Outros diferenciais


Além dos produtos que a sua empresa comercializa, é importante estabelecer uma comunicação única com o público-alvo. Ao compreender o comportamento e as necessidades dos clientes, é possível criar uma linguagem que faça sentido para solucionar os principais problemas que eles enfrentam.


Para isso, estude as personas fundamentais que integram a base de clientes. Além disso, também é importante disponibilizar alguma ferramenta para coletar feedbacks. Assim, você fica por dentro das principais sugestões e reclamações, e conseguirá reestruturar o grupo de forma mais efetiva.



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Agora que você compreendeu como funciona um grupo de vendas no WhatsApp e como ele pode ajudar o seu negócio, que tal aprender mais sobre técnicas de vendas pelo WhatsApp?


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