top of page

E-commerce de Moda: Como Vender Roupas na Internet

Quem pretende iniciar um site de compras de roupas com um forte diferencial deve se preparar para enfrentar os desafios que um e-commerce de moda traz e como lidar com suas particularidades em relação à outras categorias no e-commerce.

Desde 2012, a categoria Moda e Acessórios passou a fazer parte das categorias mais vendidas no e-commerce brasileiro e não saiu mais de lá. Então se você está pensando em empreender, criar um plano de negocios para e-commerce deve ser um bom inicio.

A concorrência neste segmento é grande, pois os clientes em potencial têm mais poder de pesquisa e sabem procurar por valores e fretes atraentes.

Além disso, há objeções que podem atrapalhar as vendas, como a impossibilidade de experimentar a peça desejada, não poder sentir a qualidade do tecido e dos acabamentos com um simples toque ou a dificuldade de trocar mercadorias quando necessário, entre outros desafios.

Neste cenário, o que importa é criar um relacionamento próximo com o cliente e transmitir segurança sobre a compra: ele vai receber o que quer, do jeito que deseja e no prazo combinado!

Listamos algumas dicas para ter um e-commerce de moda bem-sucedido e com muitas conversões. Confira.

Escolha um nicho dentro da categoria Moda

Nem sempre uma loja que tenha roupas para todos os gostos em seu catálogo é a melhor aposta. O mais efetivo é determinar um nicho para se destacar e se tornar relevante.

Segmentar é a melhor forma de ter uma visão ampla e trabalhar com um público-alvo que se tornará fiel. Assim, escolha itens que satisfaçam uma determina faixa etária, classe social, gênero, estilo de vida e preferências musicais, por exemplo.

Ter uma abordagem específica determinará as conversões da loja. Você pode investir em um e-commerce de moda infantil, no segmento plus size, no estilo de vida fitness ou em roupas para quem gosta de um determinado estilo musical, por exemplo.

Qualidade no cadastro dos produtos no e-commerce de moda

Quanto mais o cliente souber sobre o produto melhor! Por isso, capriche no cadastro dos produtos. Escreva descrições completas, com muitos detalhes e técnicas de SEO.

Além de boas fotos, outro cuidado importante é sobre os tamanhos das roupas, pois podem variar conforme o fornecedor. Por isso, disponibilize uma tabela de medidas de fácil compreensão para os clientes conferirem com facilidade.

Estudos mostram que fotos com modelos geram mais conversões que fotos still. O ideal é ter os dois tipos.

Caso sua loja trabalhe com produtos importados, se possível, crie conteúdos como vídeos explicando as diferenças de tamanhos em outros países.

Trabalhar com clareza nesta etapa é importante para evitar abandono de carrinho ou decepções quando o produto é entregue.


E-book - 8 passos para abrir seu e-commerce

Uma vitrine atraente na sua loja virtual de roupas

A vitrine de uma loja virtual de roupas é tão importante quanto em uma loja física. Quando um visitante acessa a loja virtual, ele tem que se sentir atraído pelas ofertas e confiante para finalizar a compra.

O design do site deve causar uma boa impressão e ser simples e fácil de usar. Além disso, é fundamental trabalhar com uma plataforma de e-commerce para ajudar no gerenciamento do seu negócio.

Produza fotos lindas e com boa qualidade para os clientes em potencial terem uma visão exata dos produtos.

O tamanho ideal das fotos para um site de e-commerce é de 1.000 por 1.00o pixels.

Crie uma série de fotos com modelos parecidos com o público-alvo vestindo as roupas para transmitir uma ideia sobre como ele ficará no corpo do cliente em potencial.

Faça closes nas peças para mostrar os detalhes, tecidos e acabamentos para mostra mostrar a qualidade.

Crie presença nas Redes Sociais para divulgar seu e-commerce de moda

Escolha as redes sociais certas para seu e-commerce de moda, ou seja, aquelas que seu público-alvo está presente.

Instagram, Pinterest e Facebook, tem gerado muita conversão na venda online de roupas. Dê uma pesquisada nessas redes, em cases interessantes de e-commerce de moda para você se inspirar.

Faça conteúdos atraentes e que mostrem toda a beleza e o valor dos seus produtos. Ofereça descontos, faça promoções e publique novidades que chegam na loja.

Dependendo do seu tipo de loja, compartilhe fotos dos seus clientes usando os produtos para transmitir confiança (mostre que sua loja é real, entrega os produtos e deixa as pessoas contentes!).

Outro recurso fundamental no sucesso de uma loja virtual é o e-mail marketing. Você pode usá-lo para simplificar a comunicação e ampliar o alcance de suas campanhas.

O e-commerce de moda é tão promissor quanto concorrido. Por isso, exige certos cuidados e estratégias para superar a concorrência. Prestar atenção nas tendências, oferecer produtos com qualidade e ter um bom relacionamento com seus clientes.

Por isso, investir em uma formação específica é a melhor forma de ter um negócio bem-estruturado e rentável.

Sabia que a ComSchool tem um Curso de E-commerce especializado no segmento de Moda e Acessórios? Veja os detalhes clicando no link e turbine suas vendas no segmento que mais cresce no e-commerce brasileiro.

Além desse, a ComSchool oferece mais de 170 cursos com certificação em marketing digital, e-commerce e redes sociais, que você pode fazer presencialmente em diversas cidades pelo Brasil, ou na modalidade Online ao Vivo, onde você assiste a aula pela Internet.

bottom of page