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Conheça as Formas de pagamento para sua Loja Virtual

Saiba quais formas de pagamento disponíveis para e-commerce e quais as melhores opções para a sua Loja Virtual.

As formas de pagamento em um E-commerce podem ser um diferencial para o fechamento de mais vendas na sua loja virtual.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que, quem tem uma Loja Online precisa oferecer formas de pagamento variadas, que facilitem a jornada do cliente para ele ter a melhor experiência possível no seu site.

Portanto, garanta que seu e-commerce suporte as formas de pagamento certas para o seu consumidor, desde as tradicionais, até as alternativas.

Além disso, as formas de pagamento podem impactar na satisfação do consumidor, antes, durante e após a compra. Elas influenciam igualmente as estratégias de precificação, marketing e vendas. Por isso, é extremamente necessário que você esteja atento às diferentes opções disponíveis no mercado.

Neste artigo você irá entender melhor quais são as formas de pagamento que você pode ter no seu e-commerce e qual é a mais adequada para sua loja virtual.

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Formas de Pagamento

De acordo com pesquisa do Google, há diversos fatores impactam as formas de pagamento disponíveis para compras online.

Primeiramente, o acesso a smartphones e internet móvel é um dos fatores que trouxe praticidade, agilidade e diversas formas de pagamentos digitais.

Ainda mais, houve a entrada de instituições não bancárias no marcado, as famosas fintechs, que oferecem uma grande variedade de formas de pagamento eletronicamente

E, por fim, hoje os consumidores esperam realizar pagamentos de forma prática na palma das suas mãos com apenas poucos cliques, o que muda completamente o cenário das formas de pagamento antes disponíveis para transações online.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box com 2 mil consumidores sobre os meios de pagamento preferidos dos brasileiros e os hábitos dos consumidores na hora de pagar pelas suas compras revelou que:

  1. O dinheiro ainda é o meio mais utilizado pelos consumidores, 78% dos entrevistados contaram que costumam pagar em dinheiro. No entanto, ela não é a opção preferida;

  2. Os meios de pagamento mais utilizadas são cartão de crédito (67%), cartão de débito (66%) e boleto bancário (59%);

  3. 64% dos entrevistados já utilizaram o Pix para pagar compras;

  4. No e-commerce o meio preferido pelos consumidores é o cartão de crédito, por sua possibilidade de parcelar compras.

Principais Formas de pagamento para e-commerce

As principais formas de pagamento disponíveis para e-commerce são:

Cartão de crédito

Essa é uma das melhores formas para clientes que desejam parcelar suas compras. Além disso, essa é fácil e prática para realizar pagamentos online, pois o valor é debitado na hora para o lojista, o que resulta em uma entrega mais rápida também. Custo para o lojista: o valor cobrado ao lojista pode variar dependendo da operadora de cartão. No entanto, o lojista paga um valor mensal de R$100,00 + uma taxa que gira em torno de 4% da fatura.

Boleto bancário

Essa é uma das opções mais simples e práticas. Ela é ideal para atrair consumidores que não possuem cartão de crédito, por exemplo. Após realizado o pagamento há uma espera de 2 a 3 dias úteis para que o valor seja debitado na conta do lojista. Este detalhe pode atrasar um pouco o envio e entrega do produto, pois o pagamento não é realizado automaticamente. Custo para o lojista: o valor para a emissão de boletos gira em torno de R$ 4,00 para cada boleto pago dependendo do banco que irá emiti-lo.

Débito em conta

Essa é uma forma de pagamento menos utilizada, porém ótima para quando o consumidor tem uma certeza da recorrência da compra. Em outras palavras, o pagamento é debitado na conta do consumidor automaticamente dentro de um período já predeterminado. Custo para o lojista: o valor gira em torno de R$ 0,50 por operação concretizada, o que pode variar de banco para banco.

PIX

O PIX é a forma de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil. A principal vantagem que o pagamento seguro e instantâneo garante ao varejista é a geração capital de giro e uma entrega mais rápida, já que não há necessidade de esperar a liberação do pagamento. Bem como, a diminuição de custos com transações para as empresas. Custos para o lojista: para gerar um QR-Code de Pix no seu aparelho a taxa gira em torno de 1,89%.

Carteiras digitais

Carteiras Digitais, ou e-wallets, garantem praticidade e agilidade para pagamentos no e-commerce. São aplicativos que salvam os dados de compra dos usuários para transações online. Este meio de pagamento transforma os dados do consumidor em um código criptografado, assim a carteira digital envia um token para o terminal de pagamento ao invés dos dados do cartão. Custos para o lojista: o valor pago para transações de carteiras digitais, gira em torno de 2,4% no crédito e 1,2% no débito.

Adquirentes, Gateways de Pagamento e Intermediadores

Além disso, hoje, há 3 principais maneiras de integrar diferentes formas de pagamentos ao seu e-commerce que são: adquirentes, gateways de pagamento e intermediadores.

  1. Getaways de pagamento

São sistemas que fazem a conexão do seu e-commerce com os meios de pagamento. O cliente escolhe a forma de pagamento e o sistema transfere o valor pago para o lojista. Algumas empresas que fornecem este serviço são: Cielo, Adyen, Pagar.me, Braspag, Vindi e Yapay. Custo para o lojista: as taxas cobradas pelo serviço são fixas, a partir de R$ 0,65, por transação realizada no E-commerce.

  1. Adquirentes

Essa é uma opção mais recomendada para grandes empresas. Os adquirentes são ferramentas que fazem a comunicação entre o lojista, as bandeiras de cartão e bancos que emitem os cartões. Algumas adquirentes disponíveis no mercado são: Cielo, a Rede, a Stone e a GetNet. Custo para o lojista: as adquirentes costumam cobrar uma taxa por transação que varia entre 2% a 6%.

  1. Intermediadores

Os intermediadores são plataformas que fazem a conexão entre o lojista, os clientes e as instituições financeiras. Portanto, quando uma compra é realizada no e-commerce quem recebe o valor pago é a intermediadora e depois ela faz o repasse para o e-commerce. Algumas empresas que fornecem este serviço são: PayPal e Pagseguro. Custo para o lojista: as intermediadoras cobram uma porcentagem que varia entre e 1,9% até 6,4% do total da transação.

Qual a melhor opção?

Por mais que não exista uma resposta única, é possível analisar cada uma das opções para saber qual a forma de pagamento que você deve disponibilizar no seu e-commerce. Dessa forma, é importante considerar alguns pontos, como:

  1. Custo fixo de cada meio de pagamento

  2. Perfil do consumidor

  3. Valor mensal de vendas

  4. Taxa cobrada pelos sistemas de intermediação em cima do valor de venda

  5. Taxa cobrada pelas operadoras de cartão

  6. Estude sua concorrência

  7. Avalie o prazo de cada meio de pagamento para a liberação do valor para o lojista

  8. Avalie a segurança de cada meio de pagamento, tanto para o lojista, quanto para o consumidor.

Portanto, ao analisar os pontos acima você irá compreender quais os meios de pagamento mais vantajosos para o seu e-commerce.

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