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Como vender pelo Instagram

Se tem uma coisa que todo empreendedor precisa pensar para o crescimento de seu negócio, sem dúvidas, é no marketing digital no Instagram. A plataforma, que tem mais de um bilhão de usuários no mundo, já faz parte da jornada de compra de um cliente. Por isso, cada vez mais, profissionais buscam aprender Instagram e como se destacar na rede.

Para ter uma noção de seu potencial, um usuário do Instagram pesquisa, pelo menos, um perfil de uma empresa na rede por dia. A plataforma também conta com mais uma informação interessante para empreendedores: cerca de 80% dos usuários já compraram produtos ou serviços com o auxílio da ferramenta.

Então, saber fazer marketing digital no Instagram é crucial para acelerar os resultados de sua empresa. Pensando nisso, vamos explicar algumas formas que você pode utilizar para fazer marketing digital no Instagram, saiba quais são elas:

Como Fazer Marketing Digital no Instagram?

Tenha um Perfil Profissional

Os motivos para investir no Instagram como parte da sua estratégia de marketing digital são diversos, ela gera visibilidade e amplia o alcance das empresas. Pensando em melhorar a experiência de marcas e consumidores, em 2016 a plataforma lançou o Instagram para negócios, permitindo que empresas conseguissem acesso a métricas personalizadas para gerar insights importantes para o negócio, avaliando seu desempenho e conhecendo melhor o público.

Uma das principais formas de fazer marketing digital no Instagram é justamente contar com um perfil profissional de sua empresa. Isso passará mais credibilidade, além de aumentar as possibilidades de contato de seu potencial cliente.

O perfil comercial permite realizar anúncios no Instagram, além de possuir outras funcionalidades personalizáveis para aumentar o engajamento, uma delas é a bio personalizável, onde você pode informar o público as informações para contato e até mesmo adicionar um link através do qual seus seguidores poderão entrar em contato com a sua empresa.

Um excelente perfil profissional conta com as seguintes informações: um resumo sobre o que sua empresa faz; links para um direcionamento, seja um site ou landing page, por exemplo; o endereço se o negócio tiver presença física; botão para contato e destaques com dados importantes para seu potencial cliente ou dúvidas comuns, por exemplo.

Um Plano de Conteúdos na rede

Outra boa forma de ter um marketing digital no Instagram efetivo é pensar em um plano de conteúdo para a rede. Pense em um planejamento que reúna posts informativos, mas que também seja possível oferecer produtos ou serviços.

A elaboração de um calendário de postagem é etapa fundamental para uma estratégia de Marketing Digital no Instagram bem sucedida. O planejamento prévio permite que haja uma frequência de postagem, imprescindível para manter o interesse da sua audiência, acompanhamento de melhores horários de publicação e criação estratégica de conteúdo, com o controle do que já foi publicado e novas ideias, evitando a repetição prejudicial de assuntos.

Afinal, um conteúdo de qualidade traz seguidores e entrega valor para o público da sua marca. Ainda, o calendário editorial ajuda o profissional de marketing a manter uma rotina estruturada de trabalho com maior eficiência.

Seja em posts no feed ou outros formatos, pense em publicações interativas para ter mais engajamento na rede.

Use os Stories de diferentes maneiras

Você sabia que por dia, 500 milhões de usuários da rede visualizam os stories? Portanto, é fundamental ter uma estratégia voltada para este formato. Para ter um marketing digital no Instagram de bons resultados, separamos algumas sugestões que você aplicar.

  1. Compartilhando eventos ou bastidores: muitas pessoas gostam de acompanhar o dia a dia ou saber mais sobre eventos que sua empresa participará. Então, usar vídeos curtos ou artes neste formato pode captar bastante a atenção

  2. Depoimentos: outra maneira de usar os stories para fazer marketing digital no Instagram é apresentar relatos de seus clientes. Para isso, mostrar vídeos com legendas pode ser algo bastante útil

  3. Links para páginas de conversão/captura: convite para eventos, ofertas de produtos, conteúdos e afins podem ser recursos que para aplicar nos stories

  4. Interações com para conhecer seu público: este formato permite fazer perguntas interativas de sim ou não, de múltipla escolha ou o uso de caixa onde seus seguidores podem enviar dúvidas. Pense em uma estratégia com esses recursos.

Os recursos disponíveis dentro dos Stories também são ótimos meios para você conseguir gerar insights importantes sobre o seu público e coletar informações direto na fonte. Com o uso das enquetes e box de perguntas, por exemplo, as marcas têm um canal de comunicação direto com os consumidores que podem revelar suas preferências e ajudar o seu negócio a personalizar ainda mais seu produto e sua estratégia de marketing digital.

Ao aproximar sua marca do público você ganha a confiança e o interesse, gerando lembrança de marca e ampliando resultados de venda.

Use o Reels, IGTV e Lives

Assim como falamos anteriormente, os seguidores querem conhecer seu negócio ou até mesmo você. Então, uma dica para gerar ainda mais conexão e interações é o uso dos recursos de vídeo do Instagram.

O IGTV é um local dedicado a vídeos imersivos e longos. Não têm o limite de um minuto e ocupa a tela inteira. Para a sua empresa é a grande chance de publicar um conteúdo mais profundo para os seus seguidores.

Ao produzir conteúdo para o IGTV é preciso considerar alguns pontos importantes como: tente captar a atenção do seu público logo no início do vídeo para que ele fique instigado e consuma todo o conteúdo, junto com um texto descritivo sobre o que ele irá encontrar no vídeo e não esqueça de seguir a identidade visual da sua marca, pois ela vai contribuir para gerar lembrança de marca.

Dentre as possibilidades que você pode apostar, estão:

  1. Entrevistas com especialistas que irão conferir autoridade para a sua marca;

  2. Tutoriais de uso do seu produto;

  3. Review de produto;

  4. Salvar as lives realizadas;

  5. Vídeos respondendo dúvidas;

  6. Vídeos dos bastidores de funcionamento da sua empresa;

  7. Depoimentos de consumidores satisfeitos;

  8. Cobertura de Eventos.

Já o Reels, tem como objetivo a criação de vídeos de até 30 segundos, que podem ter quantos clipes você quiser, com filtros de realidade aumentada e ferramentas de áudio e texto fáceis de usar. Ele chegou para concorrer com o TikTok que ganhou o gosto do público nos últimos anos.

Pensando no contexto de marca o Reels pode ajudar a atrair o público para o seu perfil com um conteúdo facilmente compartilhável e é uma ferramenta muito importante para a criação de conteúdo em parceria com influencers.

Ambas são excelentes maneiras de otimizar o marketing digital no Instagram.

Instagram Direct

A ferramenta de envio de mensagens, fotos e vídeos com efeitos e legendas para seus seguidores no Instagram. Também é possível enviar publicações ou se conectar no bate-papo de vídeo. O Direct é a ferramenta para você responder dúvidas em relação ao seu produto ou serviço, dar suporte e proporcionar um contato mais direto e personalizado com o seu cliente. É também por lá que seus seguidores irão responder os stories publicados.

Algumas dicas que o próprio Instagram dá para as empresas são:

  1. Identifique as dúvidas frequentes acerca do seu negócio e produza respostas rápidas para agilizar o atendimento;

  2. Mantenha uma linguagem simples para que qualquer pessoa possa compreender a mensagem;

  3. Caso tenha que responder a um comentário de forma privada leve a conversa para o direct;

  4. Fique atento a mensagem, escreva com calma e cuidado, mas caso haja algum erro cancele o envio da mensagem.

O mais importante na comunicação via Instagram Direct é que essa é uma grande oportunidade de contato com o seu público, então não desperdice a chance de mostrar a personalidade da sua marca.

Instagram Shopping

Segundo o Instagram as pessoas sempre acessam a rede social para comprar e descobrir novos produtos. O Instagram Shopping é um conjunto de recursos que permitem que perfis comerciais adicionem links de produtos e as pessoas comprem nas suas fotos e vídeos, sem sair do aplicativo. Este processo de compra não envolve um e-commerce e utiliza somente o ambiente da rede social.

As tags de compra nas fotos e vídeos são similares às que marcam outros usuários, mas ao invés de perfil ela te mostra o valor do item. Assim, as marcas conseguem destaque especial para seus produtos no Stories e no Feed dos usuários.

Crie Anúncios na Rede Social

O Instagram também oferece a chance de uma empresa impactar ainda mais pessoas com o perfil de cliente ideal através de anúncios. Por isso, saber Instagram Ads mostrará como criar campanhas de alta performance e maneiras de atrair os clientes com o perfil ideal de seu negócio.

Se você deseja alcançar resultados no curto prazo essa é uma ótima opção para a sua empresa!

Anunciar no Instagram é uma possibilidade de alcançar perfis além dos seus seguidores a partir da promoção de novas publicações ou publicações já existentes. Os anúncios no Instagram possuem o formato comum das publicações já existentes na plataforma, a única diferença é que abaixo do nome do perfil acompanha a tag “Patrocinado” que indica anúncio pago. O Instagram ads, como também é conhecido, permite que empresas ampliem seu alcance, visibilidade, lembrança de marca e vendas, pois é possível inserir CTAs com links que direcionam diretamente para sua loja virtual e ajudam a usar o Instagram para gerar mais vendas no seu e-commerce, por exemplo.

Uma importante observação é que a sua empresa não precisa ter uma conta no Instagram para anunciar nele. Basta ter uma conta no Facebook para criar um anúncio através da ferramenta Gerenciador de Anúncios.

O Instagram permite uma segmentação precisa do seu público que se baseia na localização, dados demográficos, interesses e comportamentos. A rede social também permite a segmentação por Públicos Semelhantes aos que já seguem o seu perfil, Públicos Personalizados, que são consumidores que já conhecem a empresa com base nos endereços de e-mail ou números de telefone deles e o Direcionamento automatizado, que é a segmentação sugerida pelo próprio Instagram.

Além disso, a duração do anúncio pode variar segundo o meio de veiculação. Anúncios feitos a partir do Gerenciador de Anúncios não tem uma data limite de veiculação da campanha e ela só termina quando o valor estipulado chegue ao valor mínimo exigido. Já os anúncios realizados pela própria plataforma do Instagram podem ficar ativos por até 30 dias.

Repostar Marcações de seus Seguidores

Contar com a participação dos seus clientes na rede é uma das melhores formas de fazer marketing digital no Instagram. É muito importante publicar as marcações de seus clientes, pois essa é mais uma prova social para quem está em dúvida ou em negociação com sua empresa.

Faça Parcerias com Influenciadores

Em muitos segmentos, contar com a ajuda de influenciadores do setor é uma maneira bastante eficaz para ter uma estratégia efetiva de marketing digital no Instagram.

Porém, para fazer uma boa escolha é importante considerar a quantidade de seguidores, o engajamento do influenciador na rede, mas principalmente, se os assuntos que o influenciador comenta estão alinhados com o que seu cliente ideal consome.

Dados para Aproveitar o Timing Perfeito

Essa dica é fundamental para otimizar o marketing digital no Instagram. A plataforma conta com a ferramenta de análise, o Instagram Analytics, onde você pode extrair insights para realizar publicações com mais conexão com o público de sua rede.

Neste espaço, é possível acompanhar a performance de seus posts, quais são os dias e horários que os seguidores estão na rede e dados demográficos que podem dar boas ideias para a comunicação neste canal.

Acompanhe as Métricas

De nada adianta fazer diversas ações de marketing digital no Instagram e não acompanhar se elas estão gerando resultados. Por isso, é importante estabelecer e analisar as métricas neste canal.

Conclusão

Como você pode perceber, há diversas ações que quando aplicadas fazem com que o marketing digital no Instagram seja bastante efetivo. Porém, para conquistar mais resultados e com mais agilidade, você precisa aprender com profissionais de destaque e com vasta experiência no mercado, o que fazer para ter mais performance em suas ações.

No Curso de Instagram Ads, explicamos em aulas práticas, como você pode elaborar campanhas segmentadas, criação de calendários para anúncios, formatos e dicas para otimizar sua conta e as campanhas de sua estratégia. Garanta sua vaga para a próxima turma do Curso de Instagram Ads.

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