top of page

Perfil do Profissional de Social Media

Quando você se interessa por uma área, é natural que faça diversas pesquisas sobre a rotina, o mercado de trabalho, as funções que deverá exercer, entre outros fatores.

Não há nada mais aconselhável para quem busca mais informações sobre uma profissão, do que tirar certas dúvidas com alguém que possua um amplo conhecimento no assunto.

Tendo em vista a necessidade de ajudarmos algumas pessoas que permanecem em dúvida com a área em que pretendem trabalhar, separamos algumas profissões em ascensão no mercado digital, e entrevistamos experts em cada segmento.

O primeiro perfil abordado será o do Profissional de Social Media, e contamos com a grande ajuda do Professor de Gerente de Mídias Sociais da ComSchool, Camilo Coutinho.


Perfil do Profissional de Social Media

O mercado para profissionais de Social Media vem ganhando força, mas ele já está consolidado?

Acho muito forte falar que é um mercado consolidado para algo que tem pouco tempo e que muda a cada 6 meses. Acho que o que vem se consolidando é a importância de se fazer social media da maneira correta. Sempre existirá o conteúdo raso, rápido e que não tem grandes resultados, mas um bom planejamento de presença social, vai fazer com que a sua marca exploda em acessos e principalmente em pessoas engajadas, pois nada adianta 1 milhão de likes, se não se tornam nem 10% de conversão.

Quais as características necessárias para se tornar um bom profissional de Social Media?

Curiosidade, para sempre estar alerta as novas tecnologias; pró atividade, para testar tudo o que é novo, inclusive novas formas de utilizar o velho; e resiliência, para continuar em frente quando nenhum dos 2 primeiros dá certo.

Qual a importância de um Social Media nas empresas hoje em dia?

Se uma empresa tem um plano de marketing online, ela precisa ter alguém responsável, seja interno ou terceirizado. Isso é o que vai decidir o sucesso ou fracasso da ação.

O que devo fazer para ingressar na área de mídias sociais?

Estude muito, aprenda inglês, entenda para quem você precisa falar, o que as pessoas querem ouvir e principalmente sempre escute as pessoas.

O comportamento dos usuários em cada rede social é diferente. Como é possível definir em quais redes sociais as empresas devem concentrar mais conteúdo?

Simples! Na rede social que tem mais afinidade com o seu conteúdo. Se você tem muito texto, fique nas de texto, se tem podcast, vá para as de som e se o seu negócio for vídeo, entre com os 2 pés no YouTube, sem medo.

E por último: Perfil Social Media é…

…um captador de tendências, que usa a redação publicitária e o design a favor de contar a sua história nas redes sociais, seja para vender, informar, educar ou inspirar.

Você que gosta de Social Media e pretende trabalhar na área, precisa ficar sempre atualizado e buscar o máximo possível de aprendizado.

Faça o Curso de Gerente de Mídias Sociais na ComSchool e dê um rumo certo a sua carreira!

bottom of page