top of page

Por que fazer um curso de marketing digital?

Como um profissional em busca de crescimento, é muito provável que você já tenha pensado em fazer um curso de marketing digital, certo?

Em primeiro lugar, não se esqueça de que o marketing digital é uma área que não para de gerar oportunidades. Isso mesmo. Afinal, milhões de empresas estão migrando seus investimentos para a publicidade online.

Dessa forma, conhecer e saber como utilizar as ferramentas de marketing digital é fundamental para conseguir aumentar as vendas sem aumentar os investimentos consideravelmente.

Além disso, também há o problema de não existirem muitos profissionais da área que sejam realmente capacitados.

Por isso um curso de marketing digital será o seu grande diferencial.

Embora haja várias razões fundamentais pelas quais há um crescimento cada vez maior no número de pessoas que optam por um curso de marketing digital, os benefícios desse curso de marketing digital variam de acordo com o perfil de um participante.

Vamos rever esses dois lados em detalhes.

Para saber mais sobre esse assunto é só continuar lendo o artigo. Boa leitura.

Razões fundamentais para a crescente demanda de curso de marketing digital

Como você pode imaginar, existem algumas razões para que a procura por um curso de marketing digital tenha aumentado.

Afinal, as empresas estão cada vez mais necessitadas de profissionais que saibam usar a internet para captar mais clientes.

Além disso, há vários outros motivos para que isso aconteça.

Veja a seguir alguns dos principais motivos que fizeram a demanda de curso de marketing digital aumentar de forma significativa nos últimos anos.

Crescimento no número de usuários de redes sociais

Há uma explosão em termos de número de pessoas que acessam diariamente (e várias vezes por dia), as redes sociais, tais como o Facebook, Instagram e LinkedIn.

De acordo com a fundação Internet World Stats, mais de 40% da população mundial (ou seja, 3,3 bilhões de pessoas) hoje tem conexão com a Internet.

Somente no Brasil, são mais de 95 milhões de pessoas conectadas no Facebook.

Além disso, a quantidade de tempo gasto nas redes sociais também está crescendo. Os brasileiros gastam em média 3 horas e 43 minutos do seu dia, nas redes sociais.

Crescimento de gastos com marketing digital

Segundo um relatório do GroupM, as empresas investirão mais de 243 bilhões de dólares em publicidade digital em 2019, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

Faltam profissionais de marketing digital certificados

Dada a natureza evolutiva desse setor, as instituições acadêmicas não conseguem cuidar das necessidades de desenvolvimento de habilidades de marketing digital.

Isso criou uma lacuna cada vez maior entre demanda e oferta de pessoas qualificadas em marketing digital em todos os níveis: júnior, pleno ou sênior.

Encontrar profissionais com certificação em marketing digital, então…

Taxa de mudança no setor de marketing digital

Como as ferramentas e os canais de mídias digitais mudam com frequência, há uma necessidade constante de atualização de habilidades para as pessoas que já estão nessa indústria.

Benefícios de um curso de marketing digital

O marketing digital é a habilidade mais procurada por qualquer profissional, que tem um papel a desempenhar no marketing, incluindo mídia, relações públicas, comunicação, tecnologia ou negócios.

É evidente que um profissional de marketing sem competência em marketing digital em breve estará obsoleto.

Por outro lado, um profissional de marketing digital competente pode esperar um crescimento significativamente maior em termos de salário e dos papéis que ele pode obter no mercado de trabalho.

Muitas pessoas com experiência significativa em marketing convencional (por exemplo, gerente de marca ou produto) estão preocupadas com sua experiência anterior ao considerar a aquisição de habilidades em marketing digital.

Curiosamente, esses profissionais estão muito bem posicionados para assumir funções de marketing sênior.

Por que isso? Não é que o marketing digital esteja substituindo o marketing tradicional; em vez disso, o papel, incluindo a contribuição orçamentária do digital, está tornando o tema mais relevante dentro das empresas.

Sendo assim, veja abaixo os principais benefícios de fazer um curso de marketing digital:

  1. Torne-se um profissional sob demanda

Como o marketing digital é uma profissão nova, há uma grande falta de especialistas digitais com os níveis necessários de treinamento e experiência.

Pesquisas conduzidas pela Fractl e pela Moz (nas quais analisaram mais de 75.000 anúncios de empregos na Indeed.com) estabelecem que a demanda por candidatos a marketing digital disparou nos últimos 10 anos e deve continuar nos próximos 10 anos.

  1. As empresas tomam uma decisão com base na coleta e gerenciamento de dados

Embora os dados sempre tenham sido importantes para as empresas, com o surgimento da tecnologia moderna e novas plataformas, como o Google Analytics, agora é mais fácil do que nunca capturar e usar dados para criar campanhas direcionadas a cada perfil de cliente.

  1. As redes sociais são plataformas de marketing em constante crescimento

As redes sociais têm a capacidade, como nenhum outro canal digital, de colaborar e se aproximar de clientes em potencial e atuais.

Segundo Statista (2017), 45% da população brasileira são usuários ativos de redes sociais.

Se considerarmos o percentual dentro da quantidade de internautas, esse número é de 80%.

As plataformas sociais mais populares são o WhatsApp, seguidas pelo Facebook, YouTube e Instagram.

  1. Mobile é uma ferramenta de marketing 24/7

A popularidade dos dispositivos móveis está aumentando em todo o mundo, e é fundamental que as empresas incluam telefones celulares em sua estratégia de comércio eletrônico.

Segundo a FGV, em 2018, o número de dispositivos móveis no Brasil foi de 306 milhões, ou seja, mais de um por usuário.

  1. Comércio Eletrônico

A ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, estima que as compras pela Internet no Brasil atinjam mais de 120 bilhões de Reais em 2022.

Estas estatísticas salientam a importância do comércio eletrônico e a crescente necessidade de os consumidores comprarem e venderem online, devido à taxa de crescimento e alcance da Internet.

Sendo um profissional de marketing digital, você estará bem equipado para ajudar as empresas de comércio eletrônico a atraírem mais visitantes e transforma-los em clientes. Por isso fazer um curso de marketing digital é tão importante.

Não se esqueça de que, a escassez de profissionais capacitados na área será melhor aproveitada por quem sair na frente.

Não perca mais tempo e comece o quanto antes um curso de marketing digital e abra inúmeras portas no mercado de trabalho.

Lembre-se de escolher um curso que realmente seja importante para a sua carreira, como aqueles que a ComSchool oferece.

A ComSchool é a única escola brasileira com cursos certificados oficialmente pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Boa sorte!

bottom of page