Redes Sociais: 5 previsões para 2022
- ferramentas179
- 14 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2023
Que as Redes Sociais são importantes ferramentas para qualquer estratégia de Marketing Digital você já sabe.
Mas a cada ano que passa o comportamento do consumidor muda e as plataformas precisam se adaptar para atender às necessidades deles. Além disso, os profissionais de marketing têm a obrigação de se manterem atualizados para acompanhar as novidades do mercado e as novas tendências.
Por esse motivo, reunimos 5 previsões para as redes sociais que vão bombar e 2022.
Confira também as 5 Tendências de Marketing Digital para 2022 e não perca nenhuma oportunidade neste ano.
Social commerce
O consumo e as redes sociais são partes muito importantes da nossa vida e isso ninguém pode negar. O que acontece é que, como as mÃdias sociais estão ocupando um espaço considerável do nosso dia a dia, as marcas viram nessas plataformas uma oportunidade única de vender seus produtos através delas.
Hoje, de acordo com o Digital Report 2021 feito pela Hootsuit, 70,3% da população brasileira utiliza redes sociais. Sendo que, o Youtube (96,4%), WhatsApp (91,7%), Facebook (89,8%) e Instagram (85,3%) são as mais utilizadas.
E não é que os consumidores se adaptaram bem a essa nova forma de consumir.
Impulsionados pelas restrições impostas ao longo da Pandemia de COVID19, os consumidores tiveram que aderir à s compras online. Como resultado, as plataformas mais utilizadas para encontrar novas marcas e adquirir novos produtos são as mÃdias sociais.
Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box sobre Social Commerce e Hábitos de Consumo, 76% dos entrevistados afirmaram utilizar as mÃdias sociais para pesquisar produtos e 74% afirmaram que costumam usar as redes sociais para fazerem compras.
De acordo com a pesquisa Social Trends 2022 da Hootsuit, os anúncios são só uma das formas que os clientes descobrem e adquirem produtos nessas plataformas.
As pessoas estão utilizando as mÃdias sociais em todas as etapas da jornada do consumidor. A mesma pesquisa afirma que gerações mais jovens tendem a utilizar mais as redes sociais para procurar novos produtos do que os mecanismos de busca.
Assim, saber como utilizar as redes sociais para vender é essencial para a sua estratégia de redes sociais em 2022.
Live commerce
O ano de 2020 foi decisivo para muitas coisas, uma delas foi a consolidação da estratégia de Live Commerce.
Nesse sentido, muitas marcas vem utilizando lives para vender produtos.
O Magalu e a Americanas são duas marcas que bombaram no Live Commerce e trouxeram o entretenimento para as vendas online com shows de grandes artistas e brincadeiras que captam a atenção do público.
Experiência do usuário integrada com as redes sociais
Para uma marca conquistar relevância com o seu público ela precisa proporcionar uma boa experiência nas redes sociais.
Desde a divulgação de produtos, passando pelo atendimento ao cliente até a aquisição de produtos, precisam estar integradas com as mÃdias sociais. Sendo elas um dos pontos de contato com o consumidor mais importantes atualmente.
Portanto, interagir com o seu público através dessas plataformas é o mÃnimo esperado pelos usuários que valorizam marcas que gerem conexões significativas através de um conteúdo relevante e divertido
VÃdeos curtos nas redes sociais
Com a chegada dos Stories do Instagram e mais recentemente do TikTok, os vÃdeos curtos estão na mira dos profissionais de marketing.
O sucesso deste tipo de conteúdo nas redes sociais é tão grande que outras plataformas como o Youtube e Pinterest estão incorporando a tendência. Assim, o lançamento do Youtube Shorts e o novo recurso do Pinterest que permite a divulgação de vÃdeos curtos no feed respondem a essa tendência.
Slow content
Ao invés de conteúdos efêmeros e passageiros a nova tendências são os conteúdos de qualidade que sobrevivem ao tempo nas redes sociais.
Dessa forma, o objetivo do slow content é impactar profundamente o usuário e gerar uma memória, além da relevância que conteúdos mais densos geram.
Mantenha-se atualizado com as principais estratégias e ferramentas de marketing digital e redes sociais com os cursos da ComSchool.