Que as Redes Sociais são importantes ferramentas para qualquer estratégia de Marketing Digital você já sabe.
Mas a cada ano que passa o comportamento do consumidor muda e as plataformas precisam se adaptar para atender às necessidades deles. Além disso, os profissionais de marketing têm a obrigação de se manterem atualizados para acompanhar as novidades do mercado e as novas tendências.
Por esse motivo, reunimos 5 previsões para as redes sociais que vão bombar e 2022.
Confira também as 5 Tendências de Marketing Digital para 2022 e não perca nenhuma oportunidade neste ano.
Social commerce
O consumo e as redes sociais são partes muito importantes da nossa vida e isso ninguém pode negar. O que acontece é que, como as mídias sociais estão ocupando um espaço considerável do nosso dia a dia, as marcas viram nessas plataformas uma oportunidade única de vender seus produtos através delas.
Hoje, de acordo com o Digital Report 2021 feito pela Hootsuit, 70,3% da população brasileira utiliza redes sociais. Sendo que, o Youtube (96,4%), WhatsApp (91,7%), Facebook (89,8%) e Instagram (85,3%) são as mais utilizadas.
E não é que os consumidores se adaptaram bem a essa nova forma de consumir.
Impulsionados pelas restrições impostas ao longo da Pandemia de COVID19, os consumidores tiveram que aderir às compras online. Como resultado, as plataformas mais utilizadas para encontrar novas marcas e adquirir novos produtos são as mídias sociais.
Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box sobre Social Commerce e Hábitos de Consumo, 76% dos entrevistados afirmaram utilizar as mídias sociais para pesquisar produtos e 74% afirmaram que costumam usar as redes sociais para fazerem compras.
De acordo com a pesquisa Social Trends 2022 da Hootsuit, os anúncios são só uma das formas que os clientes descobrem e adquirem produtos nessas plataformas.
As pessoas estão utilizando as mídias sociais em todas as etapas da jornada do consumidor. A mesma pesquisa afirma que gerações mais jovens tendem a utilizar mais as redes sociais para procurar novos produtos do que os mecanismos de busca.
Assim, saber como utilizar as redes sociais para vender é essencial para a sua estratégia de redes sociais em 2022.
Live commerce
O ano de 2020 foi decisivo para muitas coisas, uma delas foi a consolidação da estratégia de Live Commerce.
Nesse sentido, muitas marcas vem utilizando lives para vender produtos.
O Magalu e a Americanas são duas marcas que bombaram no Live Commerce e trouxeram o entretenimento para as vendas online com shows de grandes artistas e brincadeiras que captam a atenção do público.
Experiência do usuário integrada com as redes sociais
Para uma marca conquistar relevância com o seu público ela precisa proporcionar uma boa experiência nas redes sociais.
Desde a divulgação de produtos, passando pelo atendimento ao cliente até a aquisição de produtos, precisam estar integradas com as mídias sociais. Sendo elas um dos pontos de contato com o consumidor mais importantes atualmente.
Portanto, interagir com o seu público através dessas plataformas é o mínimo esperado pelos usuários que valorizam marcas que gerem conexões significativas através de um conteúdo relevante e divertido
Vídeos curtos nas redes sociais
Com a chegada dos Stories do Instagram e mais recentemente do TikTok, os vídeos curtos estão na mira dos profissionais de marketing.
O sucesso deste tipo de conteúdo nas redes sociais é tão grande que outras plataformas como o Youtube e Pinterest estão incorporando a tendência. Assim, o lançamento do Youtube Shorts e o novo recurso do Pinterest que permite a divulgação de vídeos curtos no feed respondem a essa tendência.
Slow content
Ao invés de conteúdos efêmeros e passageiros a nova tendências são os conteúdos de qualidade que sobrevivem ao tempo nas redes sociais.
Dessa forma, o objetivo do slow content é impactar profundamente o usuário e gerar uma memória, além da relevância que conteúdos mais densos geram.
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