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Como abrir uma empresa? Conheça os principais requisitos e saiba como iniciar

Empreender é uma prática que envolve muitos desafios. Isso porque não basta ter uma ideia se ela não for executada de forma prática, atendendo às principais burocracias ao longo de todo o processo. Pensando nisso, você sabe como abrir uma empresa? Como escolher um modelo de negócio?

As razões para abrir uma empresa podem ser motivadas por realizações pessoais e até mesmo o desejo de contribuir com a economia de um país. Comercializar produtos, serviços e construir uma base consolidada de clientes são aspectos fundamentais para crescer em um determinado setor.

Entretanto, é comum que empreendedores não saibam exatamente por onde começar. Aliás, é um processo que exige que o negócio esteja em dia com as regulamentações de cada município e outros fatores. Para descomplicar esse assunto, continue a leitura do artigo que a ComSchool preparou para você!

Defina a natureza jurídica e o porte da empresa

O primeiro passo para saber como abrir uma empresa é definir a natureza jurídica do seu negócio. No Brasil, os principais tipos societários de empresas são: Microempreendedor Individual, Empresário Individual, Sociedade Limitada Unipessoal, Sociedade Empresária Limitada, Sociedade Simples e Sociedade Anônima.

Essa classificação define toda a estrutura de uma empresa e as exigências de acordo com as leis. Essa escolha é feita com base nos objetivos empresariais e as atividades que o seu negócio desempenha no dia a dia. Dessa forma, o empreendedor evita qualquer contratempo em relação à fiscalização.

Os portes de empresas são definidos de acordo com a receita bruta anual de cada negócio e são divididos em 3 categorias: ME (faturamento de até 360 mil reais), EPP (faturamento entre 360.000,01 e 4.800.000,00 reais) e Média e Grande Empresa (faturamento acima de 4.800.000,00 reais).

É essencial que uma empresa defina seu porte para se adequar às exigências relacionadas à tributação, incentivos fiscais e outras regulamentações. Tudo isso é importante para definir o plano de negócio com mais assertividade, bem como os objetivos com base no nível de complexidade da organização.

Quanto custa abrir uma empresa no Brasil?

Uma das principais dúvidas para quem deseja se informar sobre como abrir uma empresa no Brasil está relacionada ao valor para iniciar este processo. No entanto, os custos variam de acordo com o tipo de empresa para abrir, o porte, a localização e principalmente os serviços contratados.

Taxas governamentais

Algumas taxas fixas são cobradas por parte do governo durante o processo de abertura de empresa, como o valor pelo registro na Junta Comercial, a criação do CNPJ, o alvarás de funcionamento e algumas licenças necessárias. Como varia de acordo com cada modelo de negócio, não há um valor estimado.

Outros custos

Diversas empresas optam pela contratação de serviços terceirizados relacionados à contabilidade e escritório, sendo esse um fator que também está associado aos custos necessários para criar um negócio.

Como estes são serviços que exigem tarefas complexas, como elaboração de contratos corporativos, emissão de documentos e diversas obrigações fiscais, é importante considerá-los ao criar um plano de negócio, pois fazem parte de despesas fundamentais.

Qual modelo de negócio escolher?

A competitividade do mercado e o avanço tecnológico possibilitaram que empreendedores de diversos setores apostassem em diferentes modelos de negócios para colocarem suas ideias em prática. Dessa forma, se tornou ainda mais fácil estabelecer uma relação próxima com o consumidor.

Uma das principais etapas para saber como abrir uma empresa é segmentar o público-alvo da sua marca de forma assertiva e, com isso, obter os resultados esperados com base nos objetivos preestabelecidos. Conheça a seguir os principais exemplos de modelos de negócio.

Venda direta

Na venda direta, a negociação ocorre diretamente com o consumidor final. Seja por meio de uma plataforma de ecommerce ou de uma empresa física, a compra é realizada sem a necessidade de qualquer intermediário. É um modelo muito utilizado por empresas que desejam proporcionar um atendimento personalizado para o cliente.

Assinatura

Um dos modelos que entraram em evidência nos últimos anos é o de assinatura. Por meio dele, os clientes pagam taxas de forma periódica para terem acesso aos produtos e serviços de uma empresa.

Na categoria de assinatura, também está inserido o Freemium, um modelo que permite que os consumidores façam testes dos serviços e produtos antes de os adquirirem. Assim, os clientes têm acesso com recursos limitados enquanto decidem sobre a aquisição completa.

Marketplace

Os marketplaces também passaram a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas. Neste modelo, a empresa cria uma plataforma que funciona como intermediário entre os clientes e os vendedores de produtos. O objetivo de um marketplace é facilitar o processo de compra.

Saiba como abrir uma empresa com a ComSchool!

Compreender como abrir uma empresa envolve muitas decisões importantes, desde os produtos comercializados até o porte e o modelo de negócio adequados. Para isso, é importante criar um planejamento com objetivos bem-definidos, a fim de garantir que as ideias sejam colocadas em prática.

E se você quer ter auxílio nesse processo, saiba que nossa escola de negócios pode te ajudar. Conheça o plano de carreiras da ComSchool para quem deseja empreender de forma eficaz, além dos principais cursos que promovemos para o seu desenvolvimento profissional!

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